quinta-feira, 31 de março de 2011

Os cinco reinos





Reino Monera
Abriga todos os seres procariontes, os quais não possuem núcleo organizado ne. São unicelulares e a nutrição é feita comumente por absorção, exceção feita a alguns seres foto e quimiossintetizantes presentes nesse reino. A reprodução mais comum é a divisão binária. Esse reino é constituído pelas bactérias e pelas cianobactérias.



Reino Proctista
Inclui seres muito diversificados: unicelulares, pluricelulares e coloniais. Todos são eucariontes, isto é, apresentam carioteca (membrana nuclear). A nutrição ocorre geralmente por absorção, fotossíntese ou ingestão. A reprodução pode ocorrer envolvendo processos sexuados e assexuados. Esse reino é constituído por algas eucarióticas e protozoários.



Reino Fungi
Inclui os organismos uni e pluricelulares, eucarióticos, heterótrofos e que não possuem tecido organizado.



Reino Metaphyta
Inclui seres pluricelulares, fotossintetizantes, eucarióticos. A nutrição é autotrófica fotossintetizante. Esse reino agrupa todos os seres fotossintetizantes, pluricelulares com tecidos e órgãos diferenciados. Esses seres, mais de 325 mil espécies, proporcionam habitat e alimentação para outros reinos.



Reino Metazoa
Inclui organismos pluricelulares, eucarióticos e multicelulares. A nutrição é heterotrófica. É representado pelos animais vertebrados e invertebrados. Esse reino inclui organismos eucariontes, pluricelulares, heterotróficos e com células organizadas em tecidos. Algumas características foram sendo selecionadas durante o processo evolutivo desses seres. A forma compacta do corpo, a presença de esqueleto rígido e estruturas musculares e sistemas de coordenação melhoraram os processos de defesa e captura de alimentos.

2 comentários: